Data de Publicação: 20 de agosto de 2011 às 11:08
Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa, com o objetivo de discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), foram relatadas diversas situações que demonstram deficiências na educação pública no estado do Maranhão.
A audiência foi requerida pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PT) e contou com a participação dos deputados César Pires (DEM), Neto Evangelhista, de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Promotoria de Justiça Estadual, de sindicatos, associações e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), professor Júlio Pinheiro.
A falta de escolas preparadas para atender deficientes auditivos e o descaso do poder público estadual com a construção de uma escola de ensino médio na Cidade Olímpica, cuja obra está abandonada, foram destaques entre os diversos relatos apresentados na audiência pública.
A Associação dos Surdos do Maranhão – ASMA denunciou a falta de espaços adequados para a aprendizagem dos deficientes auditivos e denunciam que cerca de 40% dos portadores de deficiência auditiva estão fora do sistema público educacional porque não há escolas preparadas, com profissionais qualificados para atendê-los. “Os alunos surdos padecem com a falta de comunicação, porque não há pessoal qualificado nas escolas e o estado não possui nenhum projeto de educação especial para os surdos”, denuncia a representante da ASMA, Ana Ruth Albuquerque. Vários portadores de deficiência auditiva se manifestaram cobrando educação especial para surdos na rede pública de ensino.
Por meio de um vídeo, assinando por diversas entidades populares, a Associação de Moradores da Cidade Olímpica denunciou que a única escola de ensino médio do bairro, que possui cerca de 260 mil habitantes – o equivalente à população de uma cidade de médio porte – está inacabada e abandonada há vários anos, prejudicando consideravelmente os alunos do bairro. No vídeo, os moradores denunciam as dificuldades de manter seus filhos em outras escolas de ensino médio que ficam distantes do bairro.
Depois de ouvir mais de 30 relatos da situação educacional no estado do Maranhão, o deputado Bira do Pindaré avaliou positivamente a audiência, comprometendo-se, juntamente com os demais deputados presentes, encaminhar as propostas apresentadas , visitar a escola abandonada na Cidade Olímpica e solicitar ao governo do Estado a conclusão imediata da obra.