domingo, 19 de junho de 2011

9º Ano 04 de junho de 2011 - Judaísmo no Brasil - aula de sábado


A imigração judaica para o Brasil

Uma nova onda de imigrantes judeus começou a chegar ao Brasil em fins do século XIX. Essa imigração judaica está inserida dentro do fenômeno da grande imigração no Brasil, que ocorreu principalmente entre 1870 e 1920. Neste período, cerca de 5,5 milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil, sendo o número de judeus não muito expressivo, pois estes preferiam imigrar para os Estados Unidos.
Durante o Brasil Império, uma Constituição foi promulgada, garantindo liberdade de culto no Brasil, o que facilitou a vinda de imigrantes judeus. A maior parte era proveniente do Leste europeu, regiões da atual Polônia, Rússia e Ucrânia. A maioria desembarcava no porto de Santos e rumava para a cidade de São Paulo onde rapidamente constituiu-se uma próspera comunidade de comerciantes judeus. Com a ascensão do nazismo na Alemanha na década de 1920, formou-se um maior contingente de imigrantes judeus rumando para o Brasil. Além de São Paulo (principalmente no Bom Retiro), os judeus marcaram presença no Rio de Janeiro, no Sul do Brasil e em outras partes do país.
No Brasil, os imigrantes judeus praticamente não encontraram resistência religiosa e ficaram isentos de preconceito por parte da população do Brasil, o que tornou sua adaptação muito mais fácil que as comunidades judaicas norte-americana e argentina, por exemplo. Hoje em dia a comunidade judaica brasileira participa ativamente na sociedade e estão completamente integrados no país.

 Leonardo Ferreira   

Nenhum comentário:

Postar um comentário